segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rua Vasco da Gama

Vasco da Gama, nasce em Sines por volta do ano de 1468, filho ilegitimo de Estevão da Gama e de Isabel Sodré, neto de um fidalgo inglês. Iniciado na carreira eclesiástica recebeu a tonsura* clerical em 5 de Novembro de 1480. À epoca do nascimento de Vasco da Gama, Portugal era já um importante ponto de referência de rotas maritimas. O dia 3 de Agosto de 1497, viria a encontrar Vasco da Gama, à popa do navio S. Gabriel a capitanear uma pequena armada, através de gestos dá ordens de rumar a Sudoeste depois de deixaram a Serra Leoa .

O cabo da Boa Esperança que antes era o das Tomentas, ultrapasa-se a 22 de Novembro, e no dia vinte e cinco de Dezembro fundeiam na costa que hoje é conhecida por Natal.

Depois de aportarem à ilha de Moçambique, a Mombaça e a Melide, partem finalmente rumo à India a vinte e quatro de Abril de 1498, onde fundeiam ao largo de Calecute a vinte de Maio. Estava descoberto o caminho Marítimo para a India. Regressa a Lisboa onde D. Manuel o cumula de honrarias a 29 de Agosto de 1499. Uma segunda viagem terá inicio em 1502. Estabelece acordos comerciais. Regressará ainda à India como Vice-Rei por nomeação real de 9 de Abril de 1524.
Morre na noite de 24 de Dezembro de 1524

Regressa a Lisboa onde D. Manuel o cumula de honrarias a 29 de Agosto de 1499,

*Tonsura: é uma cerimônia religiosa em que o bispo dá um corte no cabelo do ordinando ao conferir-lhe o primeiro grau de Ordem no clero, chamado também de "prima tonsura".

Sem comentários: