segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rua do Jogo da Bola

Jogos com bolas haverá muitos mas é o futebol que até hoje é apelidado de “Desporto Rei”

Existem referências relativas a um desporto jogado com os pés em campo rectangular por duas equipas de nove, onze ou quinze jogadores conforme as dimensões do campo, num livro atribuído a Homero “Spheiromachi” (séc. VIII a.C.)

Também há relatos de que em Esparta, cidade Grega, se jogava um jogo com bola feita de bexiga de boi recheada com ar e areia a qual deveria ser arremessada para as metas no fundo de cada lado do campo.

O primeiro registo em terras da Bretanha surge relatado num livro o “Descriptivo Nobilissimo Civitatis Londrinae” Willian Fitztephe 1175, este era no entanto não um jogo mas uma forma de regozijo pela expulsão dos dinamarqueses acontecimento que teve lugar em 1009, sendo Etelredo II Rei de Inglaterra. A bola representava a cabeça dos invasores.

Nas últimas décadas do séc. XIX, jovens britânicos residentes em Portugal trouxeram esta modalidade e diz-se que foi na Madeira, Camacha, que em 1875 se disputou a primeira partida ao que consta no Largo da Achada tendo mais tarde sido erguido um monumento comemorativo.

O grau de popularidade levou ao alastramento desta prática desportiva não só a outras povoações madeirenses, como também ao Portugal Continental.

Foi assim que, tendo Guilherme Pinto Basto, trazido de Londres uma bola, e as regras desportivas, por volta de 1888, teve lugar, primeiro em Cascais 1884. Pouco tempo depois num campo adjacente ao local onde hoje se ergue a Praça de Touros do Campo pequeno, em Lisboa, disputavam-se os primeiros jogos nacionais.

Logo depois várias academias e agremiações aderiram a esta nova modalidade desportiva alcançando a popularidade que hoje todos conhecemos.

Como curiosidade diga-se que o primeiro jogo internacional entre Portugal/Inglaterra, esta foi derrotada por 2-1

Sem comentários: