segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rua Dom Afonso Henriques

Tendo D. Teresa (filha ilegítima de Afonso VI de Leão) e o conde D. Henrique de Borgonha, contraído matrimónio receberam como dote de casamento o Condado Portucalense. Do casal nasceria em 1109, D. Afonso Henriques, logo entregue ao nobre Egas Moniz para o educar à boa maneira medieval ou seja nas artes da guerra e da caça e também às artes de salão. Permanece Afonso Henriques em casa de Egas Moniz até cerca dos seus doze anos e é nesta precoce idade que num gesto de grande simbolismo, se arma a si próprio cavaleiro, em Zamora.

Antes de prosseguir devemos aqui abrir um parêntesis para dizer que alguns documentos existentes sugerem, senão mesmo admitem, sofrer a criança nascida de D. Teresa e do Conde de Borgonha, de raquitismo o que a ser verdade viria desfazer a ideia de um adolescente audacioso e forte quase que um quase gigante não obstante a lenda sobre a sua cura milagrosa, a verdade é que haverá sempre a suspeição da troca da criança régia por um dos filhos de Egas Moniz, da mesma idade.

Mas adiante e o que a história nos conta é que logo no ano de 1128, derrotou na Batalha de S. Mamede o partido da Rainha sua mãe e que 1140 após a Batalha de Ourique tomou o titulo de Rei.

Casou em 1146 com Dª Mafalda, filha de Amadeo III Duque de Sabóia.

Foi senhor de batalhas tanto contra o seu primo Afonso VII de Leão como contra os vários reis Mouros que pelejou, tendo conquistado a maior parte do que hoje é o Território Português, donde se destacam as cidade de Coimbra, Lisboa, Almada, Cintra, Alcácer do Sal; Beja e Serpa, assim como todas as que serviam de barreira à possibilidade reconquista pelos mouros.

Morreu no ano de 1185 em Coimbra


Sem comentários: