segunda-feira, 20 de junho de 2011

Praça Serpa Pinto

Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto, nasceu no ano de 1846, viajou pela primeira vez para a África em 1869 numa exploração ao Rio Zambeze, como técnico para avaliar a rede hidrográfica e a topografia local.

Em 1877 voltou a Angola onde explorou toda a costa oeste, partindo de Benguela, com Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo, dos quais se apartou iniciando sozinho a travessia desde a bacia do Rio Congo, Zambeze, Angola, Zâmbia até à África do sul onde terminou em 1879.

A viagem de Serpa Pinto tinha como objectivo, o reconhecimento do terreno e efectuar o mapeamento do interior do continente Africano, a fim de preparar a entrada de Portugal na discussão em Berlim sobre a ocupação efectiva do território, reclamando Portugal a região que unia Angola a Moçambique o que ficou para a história conhecido pelo (mapa cor-de-rosa)

Esta travessia, granjeou a Serpa Pinto, a aura de herói nacional quando as conquistas dos Portugueses já não passavam pelas descobertas marítimas, agora eram também as descobertas das selvas e savanas em África.

Foi por três vezes deputado pelo Partido Regenerador (ala direita do Partido Monárquico) Consul-Geral em Zamzibar e Governador-Geral de Cabo Verde em 1894. Ajudante de Campo de D. Luis I e de D. Carlos, este concedeu-lhe o titulo de Visconde de Serpa Pinto.

A actual vila de Menongue no sudoeste de Angola, foi chamada de Serpa Pinto até 1975.

Sem comentários: